TELEMAL
O projeto TELEMAL tem o objetivo de implementar e organizar os serviços de telessaúde na Amazônia brasileira, utilizando a infraestrutura de conectividade já existente. Com foco abrangente na educação em saúde, diagnóstico, vigilância, controle, eliminação e manejo clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas, busca-se transformar a assistência à saúde na região.
O projeto terá duração de 36 meses e será dividido em etapas de planejamento, gravação de cursos e treinamentos multiprofissionais, implementação de teleconsultoria com especialistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O objetivo final é expandir as ações para toda a Amazônia Legal Brasileira.
Os resultados serão compartilhados em tempo real com o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária (PNCM) do Ministério da Saúde e os estados envolvidos, com o intuito de subsidiar ações emergenciais e atualizações de documentos técnicos. As intervenções serão realizadas com a concordância das secretarias de saúde estaduais e utilizarão a infraestrutura da FMT-HVD, que faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Ao final do projeto, será avaliada a viabilidade de intervenções à distância por outros profissionais e médicos generalistas, integrando essas ações à atenção primária e reduzindo os custos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo a continuidade da estratégia de teleatendimento após o fim do projeto.
Implementação e organização de sistemática de telessaúde, com infraestrutura de conectividade previamente existente, com enfoque em educação em saúde, diagnóstico, vigilância, controle, eliminação e manejo clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas na Amazônia Brasileira.
TELECONSULTORIA E TELEDUCAÇÃO
1.1 Fornecer treinamentos, cursos e capacitações para profissionais de nível médio, técnico e superior com foco em diagnóstico, vigilância, controle, eliminação e manejo clínico de casos de malária e outras doenças febris agudas;
1.2 Criar biblioteca educacional digital para inserção de materiais digitais sobre malária e outras doenças febris agudas (unidades de conhecimentos, objetos educacionais de aprendizagem, avaliação interativa, etc.);
1.3 Criar componentes educacionais interativos, usando as melhores evidências clínico-científicas disponíveis, para qualificação de estudantes, a partir das dúvidas práticas locais;
1.4 Realizar o treinamento de estudantes e médicos residentes em Doenças Infecciosas e Parasitárias no teleatendimento de doenças febris agudas;
1.5 Realizar reforço a adesão medicamentosa e farmacovigilância de eventos adversos associados ao uso de antimaláricos, pelos serviços de saúde;
1.6 Elaborar um manual de Frequently Asked Questions (FAQ) com as dúvidas mais frequentes entre profissionais que lidam com o controle, eliminação e manejo clínico destes pacientes;
1.7 Elaborar um guia de atendimento virtual a pacientes com estas doenças para implementação em outros estados;
1.8 Identificar problemas que necessitem de avanços no conhecimento científico, a fim de compartilhar com as agências de fomento à pesquisa, como prioridades.
PESQUISA APLICADA
2.1 Descrever a metodologia do atendimento às doenças febris e o material utilizado na teleconsultoria;
2.2 Descrever as principais causas de teleconsultoria, bem como avaliar a resolutividade com seguimento dos casos por um período de 30 dias;
2.3 Estudo de custo-efetividade da ferramenta, usando como parâmetro o custo do projeto de teleconsultoria e o custo prévio com TFD.
TELEAMBULATÓRIO
3.1 Organizar, implementar e otimizar um teleambulatório para oferecimento de teleinterconsultas a pacientes com malária e outras doenças febris agudas;
3.2 Realizar a vigilância de casos complicados de malária e de outras doenças febris emergentes e reemergentes;
3.3 Identificar os gargalos na atenção integral aos pacientes, e seus determinantes;
3.4 Identificar as principais dificuldades no atendimento a estes pacientes, em populações vulneráveis de áreas indígenas e áreas de ocupação recente;
3.5 Fortalecer as conexões entre o Programa Nacional de Eliminação da Malária e atenção primária (Estratégia de Saúde da Família, Saúde Materno-Infantil, etc.), a fim de otimizar o atendimento ao paciente e responder de forma oportuna aos casos.
QUEM SOMOS
Médico infectologista
Médica infectologista
Médica pediatra
Médica infectologista
Médica infectologista
Médica infectologista
Médica infectologista
Coordenadora de pesquisa e assistente em entomologia
Enfermeiro
Farmacêutica
Assistente de diagnóstico
Vigilância epidemiológica
Vigilância epidemiológica
Assistente em análise de dados
Técnico em gestão
Técnico em informática
Horário de atendimento:
WhatsApp – 24 horas
Ligações – Segunda a sexta, das 8h às 17h